As administradoras de condomínios e o novo normal: O que deu certo?
0 comentários
Lourdes Ferreira
14 de abril de 2022
Confira as adaptações realizadas pelas administradoras de condomínio durante a pandemia que vieram para ficar
A pandemia do novo coronavírus mudou muito a vida das pessoas e das empresas. Nos condomínios, essas mudanças foram percebidas logo no início, visto que grande parte das famílias ficaram em isolamento em seus apartamentos.
Com isso, as administradoras de condomínios precisaram realizar profundas modificações sem um planejamento prévio. Após quase dois anos desde o início da pandemia, muitas adaptações foram realizadasadaptações realizadas e vieram para ficar.
Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos conhecer algumas boas práticas implementadas pelas administradoras de condomínios e que vão continuar em alta para o “novo normal”.
Digitalização dos condomínios
Devido à necessidade de distanciamento social, as administradoras de condomínios aprenderam a conduzir uma boa parte da sua gestão virtualmente, com o auxílio da tecnologia.
O presente e o futuro da administração de condomínios cabem na palma da mão. A inteligência artificial e a Internet das Coisas (IoT) revolucionam a forma com que os condôminos solicitam serviços e interagem.
Já existem no mercado diversos aplicativos que cuidam de todos os processos de gestão condominial, com sistemas cada vez mais automatizados e integrados, que trazem muito mais eficiência para a rotina das administradoras.
Além disso, a disponibilização de aplicativos exclusivos para síndico e condôminos por parte das administradoras, permitiram centralizar toda a parte financeira e de gestão, facilitando o dia a dia dos moradores e trazendo maior assertividade para a administradora de condomínios, bons exemplos disso são o recebimento e envio de malote e aprovação da prestação de contas de forma digital.
O poder de uma comunicação efetiva
A comunicação presencial ficou comprometida durante a pandemia. Para isso, foi necessário recorrer ao uso da tecnologia. E as administradoras de condomínios perceberam que, com soluções criativas, seria possível ter uma comunicação muito mais efetiva, seja com os moradores, prestadores de serviços ou colaboradores.
Por exemplo, a Assembleia Online tornou-se muito comum durante a pandemia e, certamente, mesmo com a retomada dos encontros presenciais, manterá sua força.
Digitalização das Portarias em condomínios
A pandemia aumentou, e muito, a busca por soluções de portaria para condomínios. A digitalização da portaria tornou-se uma alternativa mais segura para os moradores, uma vez que substitui o uso de papel para realização de cadastros de moradores, registros de entrada e saída, além de agilizar a liberação de visitantes.
Muitas administradoras de condomínios já utilizavam essas soluções e, elas se tornaram ainda mais comuns e necessárias nos últimos dois anos.
Percebemos que inúmeras mudanças foram realizadas na forma como os condomínios são geridos, sendo o uso da tecnologia a marca principal para o novo normal. E sua administradora: já está preparada para o novo normal?